O auto desafio e seus resultados

Photo by Philipp Kämmerer on Unsplash

Eu tenho a tendência de me envolver com muitos projetos ao mesmo tempo. Já encarei isso como um defeito, mas hoje tenho a consciência de que essa é uma característica minha, e que não é assim de todo mal.

Muitas ideias surgem e é muito difícil dizer não a elas. Ideias tem esse brilho nelas, aquele lampejo que apresenta seu potencial promissor. Esse potencial é só uma probabilidade, geralmente pequena, de que a ideia vale seu empenho. Mas como saber se a probabilidade se cumprirá?! Só existe um jeito, colocar a mão na massa.

Pude observar, nesse tempo sendo um acumulador de projetos, que as ideias colocadas em prática acabam por se filtrar. Aquelas menos relevantes invariavelmente vão ficando de lado, ao menos por um tempo, enquanto as realmente promissoras se consolidam e reverberam seus resultados.

Algo que me ajuda para focar em algo é estabelecer um auto desafio durante a realização de um destes projetos. Colocar um prazo determinado, por vezes audacioso, que me obriga a focar naquilo. Foi assim com todas as HQs que fiz roteiro e arte (The Kids, Hipérbole 1 & 2 e Kong Comics).

Atualmente estou trabalhando simultaneamente em 3 HQs e já posso ver mais algumas na área periférica do meu campo de visão. São histórias que eu realmente estou adorando fazer, mas me fizeram deixar de lado um outro projeto com o qual estou empolgado, meu canal no YouTube. Qual foi a solução que encontrei pra dar atenção ao canal?! Sim, um auto desafio!

Durante o mês de abril existe uma tag, chamada VEDA (Vlog EveryDay in April) em que a proposta é que o criador de conteúdo produza um vlog todos os dias durante o mês de abril. E é isso que estou fazendo!

Link para os vídeos: 

Se não tivesse estabelecido este compromisso comigo mesmo, certamente eu não estaria fazendo vídeos diários, razões para justificar isso eu teria, com certeza (3 HQs pessoal, um curso de desenho que estou ministrando, lazer, família...).

Mas então, porque um desafio auto estabelecido muda as coisas?

Quando a gente estabelece um desafio baseado em quantidade de produção, a tendência é que baixemos as expectativas em relação ao resultado final. Assim conseguimos produzir mais em menor tempo e com menos angustia. Paradoxal, né?!

Ah, mas Luan, isso não acaba baixando a qualidade do conteúdo?

Engana-se, meu caro perguntador internético.

Você já ouviu a história do professor de cerâmica que dividiu sua turma em 2 grupos? Ao primeiro grupo ele deu a tarefa de fazer o melhor vaso que eles conseguissem realizar em 30 dias. Ao segundo ele deu a tarefa de produzir a maior quantidade de vasos que conseguissem nos mesmo 30 dias. Adivinhe qual grupo fez o melhor vaso? O SEGUNDO, pois a cada novo vaso eles aprenderam o que deveriam refinar para o próximo.

Muitas vezes quantidade leva à qualidade, principalmente quando o assunto é criação artística.

Por enquanto era isso.

Me diz aí nos comentários o que você pensa sobre isso. Se gostou do texto, clica no botão "Inscrever-se" e escreve teu e-mail pra receber os próximos posts.

Abraço e até logo!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhar é dom... da paciência

A próxima história em quadrinhos

Redes Sociais vs. Blog