Redes Sociais vs. Blog

O nome deste post poderia ser "Por que eu fiz este blog", mas isso não chamaria sua atenção no meio desse oceano de títulos apelativos.

Eu produzo conteúdo para a internet desde 2011, quando comecei o meu blog sobre quadrinhos, a Quadrinhosfera. De lá para cá tenho aumentado os suportes para dar vasão aos meus anseios criativos. Comecei a produzir quadrinhos, o que é a concretização de um objetivo que nasceu lá na infância e aquilo que considero minha carreira. No final do ano passado comecei a produzir conteúdo em vídeo no meu canal no YouTube. No último mês iniciei as atividades do meu curso de desenho. Todas essas iniciativas me conectam a pessoas e conectam pessoas ao meu trabalho. Você que está lendo este post é parte destas pessoas incríveis que compõe o público do meu trabalho.

Para qualquer artista, criador de conteúdo, é maravilhoso ter quem o acompanha! 

Esses diferentes formatos de conteúdo e a comunidade que vem se criando entorno dele me levou a algumas reflexões, que acabaram convergindo para uma questão central:

Qual a melhor forma de organizar tudo isso para quem me acompanha?

A resposta mais óbvia nos dias de hoje seria: redes sociais. Mas vamos dar um passo para traz e encarar esse ambiente de redes sociais um pouco de fora, o que nos dá um panorama mais realista da situação.

Redes sociais são efêmeras. Você encontra um post meu no Facebook e por acaso atualiza a página sem ter terminado de ler. "Ops! Cadê o post do Luan?!" E evidentemente, você vai atrás de outro conteúdo que está logo ali descendo o feed, afinal, meu post era só mais um no meio desse mar de ondas rápidas da internet.

Redes sociais são governadas por algoritmos. Por mais que eu me esforce em criar um conteúdo relevante, bem cuidado e no capricho pra você, a rede social (Facebook, Twitter, Instagram...) vai jogar contra esse conteúdo, para que eu tenha que investir dinheiro para que ela entregue o conteúdo pra você, que já me segue. Parece absurdo, né?! Mas é exatamente isso. Se eu fizer um post na minha fan page do Facebook, que tem quase 500 pessoas acompanhando, raramente este post alcança 300 pessoas. Triste, mas real.

Redes sociais são ruidosas. Aqui, por ruido, me refiro ao oceano de links, propagandas, o empilhamento de posts e o excesso de publicações irrelevantes.

Por estes e outros motivos, usar redes sociais para distribuir e organizar o conteúdo, não se mostra a melhor opção. Por isso estou investindo um bom tempo na (re)criação deste blog. Um ambiente em que você, leitor que quer desfrutar daquilo que crio, pode encontrar tudo organizado, da melhor forma possível. 

Saiu vídeo novo? Te aviso aqui!
Lancei HQ nova? Te aviso aqui!
Estarei em algum evento de quadrinhos? Te aviso aqui!
Abri uma nova turma do curso de desenho? Te aviso aqui!
Tem um texto com conteúdo que julgo importante comunicar a quem me acompanha? Escreverei aqui!

E assim por diante.

Então saiba que, estou abrindo esse espaço com todo o carinho, para você que me apoia nessa árdua e bela jornada de criar.

Minhas redes sociais seguem funcionando, ao menos por enquanto. Contudo, o melhor modo para me acompanhar é se inscrever neste blog, assim você garante que quando um novo post é publicado aqui, você recebe o aviso no seu e-mail.

Muito obrigado a todos vocês pelo apoio! 

[Spoiler] Coisas incríveis estão vindo por aí!

Comentários

  1. Obrigado! Acredito que são reflexões que precisam ser feitas para que façamos um melhor uso dos recursos digitais, e pra não acabarmos sendo usados por eles ;) Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhar é dom... da paciência

A próxima história em quadrinhos